Os mosquitos do gênero Aedes aegypti, que transmitem dengue, zica e chikungunya, não gostam de calor. Nos horários mais quentes do dia, eles encontram-se escondido à sombra ou dentro de casa.
Os mosquitos costumam picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte, mas, mesmo nas horas mais quentes do dia, podem atacar à sombra, dentro ou fora de casa, por isso, dificilmente uma pessoa é picada no meio da rua, durante o dia quando o sol está no céu, até porque as pessoas geralmente estão em movimento no meio da rua e dificulta a ação dos mosquitos.
A temperatura mais amena favorece as fêmeas do mosquito Aedes Aegypti, que estão mais sedentas por sangue, tanto no início da manhã, quanto no fim da tarde, quando a temperatura não é tão alta. São elas quem transmitem os vírus, pois os machos não se alimentam de sangue, eles são vegetarianos.
Entre os locais do corpo humano mais picados estão os membros inferiores. Isso ocorre porque o mosquito voa baixo e essas regiões corporais apresentam menor quantidade de pelos.
No entanto, em tempos de dengue, chikungunya e zika vírus, não dê bobeira sem repelente também quando ficar até mais tarde pela rua.
O único modo possível de evitar a transmissão das doenças é a eliminação do mosquito transmissor.
A melhor forma de se evitar a dengue, chikungunya e zika vírus é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor das doenças.
Fonte: Netcina
Fonte: Netcina
Nenhum comentário:
Postar um comentário