O tabaco causa diferentes tipos de inflamação e prejudica os mecanismos de defesa do organismo. Por esses motivos, os fumantes têm maior risco de infecções por vírus, bactérias e fungos. Os fumantes são acometidos com maior frequência por infecções como sinusites, traqueobronquites, pneumonias e tuberculose. Além disso, o consumo do tabaco é a principal causa de câncer de pulmão e importante fator de risco para doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), entre outras doenças.
Pelo exposto, podemos dizer que o tabagismo é fator de risco para a Covid-19. Devido a um possível comprometimento da capacidade pulmonar, o fumante possui mais chances de desenvolver sintomas graves da doença, ou seja, os fumantes ficam mais vulnerareis e por isso podem fazer parte do grupo de risco sim.
De acordo com o Ministério da Saúde, 19 milhões de brasileiros acima de 18 anos são fumantes.
A fumaça do cigarro contém cerca de 4.700 substâncias tóxicas que estão ligadas ao desenvolvimento de quase 50 doenças, entre elas: vários tipos de câncer, problemas respiratórios e cardiovasculares, impotência sexual, osteoporose e até catarata.
Fica o alerta para os fumantes, essa é uma boa hora de repensar, e fazer todo esforço possível pra parar de fumar. Que Deus nos abençoe.
Fica o alerta para os fumantes, essa é uma boa hora de repensar, e fazer todo esforço possível pra parar de fumar. Que Deus nos abençoe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário